16 de julho de 2007

Uma poética sutil em 2007


As flores me fascinam, elas me fazem aprender algo inexplicável.

Tulipas de Amsterdam, foto by Ana Felix Garjan

Sejam bem - vindos ao meu escritório de Arte e Poéticas da Vida. Desejo compartilhar com meus convidados um espaço zen de "visão-introvisão". Nesse e em outros espaços estarei registrando algumas trilhas de minha arte, da minha filosofia de viver e ver o mundo.



ARTE, CULTURA E ECOLOGIA HUMANA PELA PAZ MUNDIAL 2007.

Através das Artes e Culturas, nós os poetas, artistas, escritores, atores e pensadores poderemos juntos em grupos, contribuir com uma nova poética para um Novo Mundo Melhor que todos nós desejamos hoje e para o nosso amanhã.

Como nós artistas, poetas e escritores poderemos escrever as NOVAS CARTAS AO FUTURO? Sim; Todos nós podemos escrever cartas ao presente e ao futuro! Dependerá de cada um.



Planeta Mundo, outubro de 2007
Ana Felix Garjan - Grupos Artforum Mundi Planet
& Artforum Renaissance Vie Universelle




Uma poética sutil...
NAS ÓPERAS DO MUNDO QUERO ESTAR NA PRIMEIRA FILA.

- Onde estás senão em um lugar de luzes e sons divinos que tenho preparado para ti, teus ouvidos, olhos e sentidos, nesse novo caminho que te leva ao universo das artes que não possuem tempo, nem espaço além de ti mesmo que deseja viver cada dia com o único e o melhor dia de sol e chuva em teu coração? De onde viestes naquele novo, belo e amanhecer perfumado de natureza? - Onde ficou aquele sonho que estava sendo realizado antes da primavera? Você acordou em qual tarde? Aquela noite azul te levou para o espaço onde se pode ouvir e se deliciar com os acordes da ópera da vida e da arte quando há paixão e amor? - E você já me esperava desde quando? - Quem te avisou que eu chagaria para estarmos mais juntos a partir de agora?

Sabes, já naquela noite, a arte se fez maior em sinfonias e acordes da ópera que não se esquece jamais. Você lembra da música que escutamos naquela tarde, e que uniu a terra, o céu e a minha alma vestida de cetim azul? Estávamos em nossa montanha azul... Era como se não houvesse outro tempo...Mas onde seu sonho acordou naquela manhã de todos os encontros entre pensamento, sonho, e eu? Lembras das nuvens que mos convidaram a dançar no espaço? Dessas coisas sutís e tão suaves que ficaram profundas em mim que jamais esquecerei porque fazem parte do DNA da minha paixão e amor por ti.

Quero ouvir a ópera cantada por milhões de vozes, a qual me fará parceira da breve noite que segue ao encontro de um novo amanhecer. E então, espero tua presença antes mesmo da hora marcada. E nem mais importa em que dia...ou hora. Somente o momento será importante para que eu sinta a falta de ti e teus sonhos azuis...

A ARTE DA NATUREZA QUE O HOMEM TENTA IMITAR ...

De Caixa suspensa

A arte e a sua filosofia me levam à buscar paradigmas que me convençam de que as pessoas realmnete desejam mudanças para si e ao seu redor. Por conta de cada novo amanhecer que trás a primavera ao jardim do nosso corpo e alma, de nosso coração que deseja continuar existindo para contribuir com a arte da paz, com o amor ao planeta e sua sábia natureza.

Sempre digo aos meus amigos, e escrevo em minhas exposições: A arte da natureza é tão bela que o homem a imita, busca até copiá-la em pincéis, tintas, cores, vibrações, sons e luzes. Mas os artistas que tentam imitar a arte da natureza já procuraram perceber de verdade suas próprias luzes e semitons interiores? Já tentaram pintar sua alma de luz, de azul, de energia e paixão pelo que fazem? Estão tendo noção do seu tempo inerte, sem nada para fazer? Ou estão na tentativa de dar uma justificativa ao azul e à luz da alma?



Mas as luzes, cores, vibrações e sons de primavera que nascerão podem estar também em qualquer estação da vida e em qualquer ópera do mundo, porque primaveras de arte não morrem nunca para aqueles que sabem contruir com ética, estética, arte e paixão os seus sonhos e suas possibilidades;

A arte - palavra que interpreta a alma humana, seus caminhos e mundos devem possuir elos com os castelos da nova consciência para que nenhuma palavra seja uma palavra com um som qualquer, pois a alma sabe escutar as vibrações, rítimos, cores e a luz das pessoas que se aproximam ou são convidadas pela arte que vive e deseja compartilhar as novas referências e filosofias da arte e da feliicidade. E se queremos ser passageiros do futuro e precursores do amanhã nós devemos estar no plano da vida de nossa arte da alma.



Sala de visita e de convivência...
Essa é a minha página-espaço aberto dentro da minha Nave Orion. São muitos projetos e roteiros de trabalho. Mas sempre é bom mais um espaço, mais uma nave e mais aquela galeria, ou esquina do mundo. E de repente esse negócio de organizar blogs é uma boa brincadeira e ótima oportunidade para escrevermos ao futuro de nós. Um novo caminho para minha arte e palavra, para alguns contos e poemas. E são tantos que terei que pedir para o Eduardo e o Adriano cuidarem de me ajudar. Ou então pedirei à Luciana - minha sobrinha de Belo Horizonte que é jornlista, para coordenar meu escritório cada vez mais virtual-real.

Será que ela terá tempo mesmo que adore os meus poemas e meus contos futuristas? Estou organizando as folhas soltas de um romance "Diálogos de uma Longa Viagem"... que tem um dos diálogos que gosto muito:



*Diálogos de uma longa Viagem - Meu primeiro romance.

De Caixa suspensa
...

- E aos poucos, sem pressa não posso esquecer das interpretações sobre o pálido ponto azul, e do espaço imenso que nos aproxima e nos convida ao ritual do chá, ao som dos sinos pequenos do Tibet que eu tocava docemente.



- Mas não esqueças depois que precisamos dar conta de escrever a pauta da música prometida... Já afinaram o piano. Está tudo pronto para o pequeno concerto. Prontos!


- Ah! touxeste também o violoncelo para o professor?Não podemos esquecer os incensos e da hora do chá que marcamos com ele! Tudo deverá estra pronto para a sua chegada!


- Sim, tudo bem! - Lembras daquela tarde quando ascendemos os incensos tibetanos com o nosso isqueiro dourado? Era uma bela tardinha de sol meio frio...naquela viagem...


- Sim, lembro! Como esquecer? Mas... O que realmente aconteceu naquela tarde linda?


- Agora posso te contar... Na caixinha de incenso 'Rosas' que abrimos na viagem de Eurostar de Paris a Londres por onde atravesamos o canal da Mancha, encontrei aquela receita misteriosa que estava guardada há anos, e que então nos demos conta quando fomos abri-la para queimarmos o último incenso que havia. E essa minha mania muito engraçada de guardar caixinhas coloridas e perfumdas de incenso para enchê-las depois de novos incensoa...Ahhhh...Esse aí foi o ponto, Garjan! A receita estava nessa caixinha vermelha de incensos do Tibet, e não indianos como eu pensava antes...


- Mas porque somente agora me falas dos incensos e da receita? O que fazer agora com essas lembranças de tudo, pois me lembro bem de tudo o que aconteceu.


- Sim, aquela viagem não será esquecida, nem agueles momentos tão mágicos de sonhos. Muito falta para sabermos sobre tudo... o que aconteceu naquela outro vagão de onde estava aquela artista francesa com seu namorado. Que pessoas maravilhosas!


- Sim, eu desejo saber de tudo o que aconteceu, pois no nosso vagão de primeira classe, por sinal simples e luxuoso(tenho as fotos),lá aconteceram encontros e um bom diálogo sobre Sartre e Simone. E eles estavam bem à vontade diante dos vizinhos das poltronas do fim, já bem perto do carro - restaurante. Lembras do cheiro e do paladar da comida francesa e daquele vinho tinto dos deuses? Nossa!


- Sim, meu bem lembro de muita coisa, mas às vezes nem tudo soube, pois estive em reunião no vagão dos executivos... E você ficou lá com seu primo que mora em Paris e é fotógrafo da revista Vogue...em descontraído papo com eles todos. Eram muitas pessoas ao redor desses famosos atores franceses...Nossa, que bom lembrar!


- Sim meu amor, depois contarei tudo a você quando estivermos mais a sós...entende?
Paro por aqui. Depois continuarei essa longa conversa!


*Alma Azul, Ana Deva's Garjan (2007)


E você me escuta, me sente e me vê agora?


Estava te esperando para dizer que estive pensando... Terei tempo para sentir todas as suaves e fortes brisas em meu rosto, em meu corpo, em minha alma? Quero novos sons quero as doces palavras sutis que alimentam minha alma que tem esse forte gosto e cheiro de primavera, mesmo que nem todos os sonhos sejam claros. Costumo obedecer os meus sonhos e minha paixão pela arte que está em mim e que brota constante e sem medo. Que essa arte da vida pulsante me ofereça sempre como tem sido, as mais fortes emoções, mesmo as vezes elas tomem de mim meu painel de contrôle. E aí....Nossa!


É assim que nascem as poéticas da minha alma que se juntam às poéticas do pensamento coletivo. Declarado aqui, que meu trabalho social/cultural/artístico e profissional na área das ciêncais sociais e tecnologias contemporâneas deas psico-arte-terapias sim, elas estão comprometidas com as causas da humanidade, da natureza e da cidadania planetária. Todos somos cidadãos com Direitos e Deveres.


Assim, estou envolvida com programas e novos projetos do Artforum Mundi Planet - Artforum Brasil XXI - uma sociedade orgnizada com paixão pela pesquisa e projetos, rummo ao Programa Universidade Aberta do Futuro " Telhados do Mundo", que prevê a Universidade Planetária do Futuro.


Endereços de minha poética


Minha poética e futura galeria de arte será apresentada aqui, à medida do meu tempo e inspiração. Nessas páginas integradas ao meu trabalho com o ARTFORUM BRASIL XXI eu estarei apresentando imagens, fotos, textos, poesia, pensamento, links e sites que são relacionados com a arte e filosofia de vida que aprendo com a natureza e com a pesquisa científica, a partir da natureza e com as pessoas que são mestres para mim. Teremos links com espaços do Artforum Brasil XXI e com meu espaço do MSN que foi registrado em maio de 2006, onde estão coleções de imagens e fotos relacionados com minha arte, com a defesa dos animais e minha poética.


No meu My Space estão imagens da natureza, animais, flores, paisagens, jardins e do planeta. Assim estaremos declarando amor e defesa da Mãe-Terra, do planeta e de seus mundos. As diversas linguagens artísticas apresentadas me fazem ter um novo olhar e sentimento sobre o mundo e as novas perspectivas de mudanças de atitude por parte da sociedade contemporânea, diante da realidade do aquecimento global.


Tenhamos uma visão holística sobre o mundo e as pessoas, sobre a natureza e os novos rumos da humanidade, diante dos graves problemas do mundo global. Como a arte e a cultura da paz podem contribuir com a construção do Novo Mundo Melhor que desejamos?


Temos que dizer sim à ecologia do coração e da alma, porque nada será possível ser feito, se não estivermos verdadeiros e limpos de alma e sentimentos. Não vês que não há mais tempo para salvarmos o mundo, se não nos salvarmos antes? A estética e arquitetura do nosso pensamento deve ser como os sons de uma flauta transversal e de um violoncelo de sons profundos e verdadeiros, mesmo que doloridos às vezes, por conta das tristes histórias que contam sobre o povo de Darfur!


E assim, haverá uma nova canção pela humanidade. Os sons de liberdade devem ser algo que vá além da poesia, arte e expressões humanas. Deve ir além da própria liberdade de ser humano. Ela deverá refletir a estética da nossa alma e a solidariedade diante das crises sociais da humanidade onde morrem as mulheres com suas crianças que não tiveram tempo para sonhar com o papai noel...Nem tiveram tempo de visitar as flores nos jardins da esperança...Vezes meu pensamento vai até as cidades de guerras e quer lutar em defesa da justiça e da paz para as populações mundiais que anda perdida e que não sabe para onde caminhar nesse mundo cheio de contradições.


Mas a gente pode construir qualquer coisa no nosso mundo, mesmo quando entre nós e o sonho tenha ponto final no meio da viagem. Estou aqui para fazer a minha melhor parte. Estamos aqui para contribuirmos com novas trilhas e atalhos da construção dos sonhos que nos levarão so "Novo Mundo Melhor" que todos desejamos!


Vens comigo? Espero você não importa o dia ou a hora.
Beijos azuis e jatos de luz para você, pesssoa que veio à minha nave de Orion.



Mundo, 2007
Ana Félix Garjan -
Projetos do Artforum Brasil XXI
anafelixgarjam@hotmail.com


ARTFORUM BRASIL XXI - Projeto "Novo Mundo Melhor"
http://www.artforumunifuturobrasil.org

4 comentários:

Grupos Artforum Brasil XXI disse...

AMIGOS,

O GRUPO ARTFORUM UNIFUTURO BRASIL XXI -'NOVO MUNDO MELHOR', ATRAVÉS DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO FUTURO "TELHADOS DO MUNDO" 11anos
SEGUEM ROTEITOS E AGENDAS QUE TÊM COMO OBJETIVO ESPACIAL, CONTRIBUIR
PARA O NOVO MUNDO -PLANETA BRASIL.

ESTAMOS EM PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO PROJETO "PARLAMENTO DE MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA SOCIAL". EM BREVE ESTEMOS APRESENTANDO ALGUNS SITES QUE SINALIZAM CONCEITOS,
ARGUMENTOS E OBJETIVOS RELEVANTES.

Brasil-América do Sul, julho/2007
Ana Félix Garjan
anafelixgarjam@hotmail.com
anafelixgarjan@gmail.com
________
artforum.brasil@globo.com
artforum.mundi@yahoo.fr
artforunsunifuturo@terra.com.br
_________
http://www.artforumunifuturobrasil.org

A PAZ, O PLANETA PRECISAM DE TODOS!
_________

laura soares disse...

A felicidade que o homem busca está no belo, se expressa no belo, convive com o belo e é o belo. É fundamental portanto publicar nesse espaço de conhecimento e transformação todas as formas de expressões da beleza quer na arte, quer nas expressões de vida, quer na organização ou nos sonhos que estão no coração de todos os homens. Acho fantástica essa idéia de publicar a beleza para, por meio dela, tocar o homem! Poderemos renovar cada coisa em nós, por esse conhecimento, pelo debate dele decorrente, pelo diálogo, pela reconceituação ecológica: homem, parte do todo; meio ambiente, parte do homem.
É a perfeita sinergia da origem, do caminhar e do destino do homem.
Que venha pois o belo e que ele nos renove e nos faça mais sensíveis à verdade da qual necessitamos.

Grupos Artforum Brasil XXI disse...

FÓRUM DAS ARTES & ECO-CULTURA 21
-ARTES, LINGUAGENS E EXPRESSÕES PARA O NOVO MUNDO MELHOR, EM TRIBUTO AO PLANETA E À PAZ MUNDIAL.
.
http://forumdasartescutura21.blogspot.com/

*FÓRUM DAS ARTES:
Este espaço ético representa o ARTFORUM BRASIL XXI - PROJETOS ECO - ARTE & CULTURA 21- ESPAÇO PARA CONVIDADOS.

Quem somos:
Grupos de Artistas, Poetas, Escritores, Filósofos, Terapeutas, Profissionais de diversas Áreas.
.
O Fórum das Artes & Cultura 21 é o Espaço de Artistas Plásticos, Poetas, Escritores, Músicos, Atores, Arteterapeutas, Designers, Arquitetos, Ecologistas, Jornalistas, Desportistas, Produtores dCultura
.
Focos:
Arte, Cultura, Filosofias, Ecologia, Literatura, Áudio-visuais, Teatro, Música, Cinema, Meio Ambiente, Esportes, Danças
e Eco -Turismo.
.
Sala de Visita: Bem-Vindos!
http://www.orkut.com/Album.aspx?uid=5812698293404094476

CONVIDADOS ESPECIAIS DO ARTFORUM BRASIL:
.
*Vera Ferro:
www.veraferro.com.br
*Cláudia Proushan:
www.claudiaproushan.com.br
*Tita do Rêgo Silva:
www.titadoregosilva.de
*Teatro da transcendência:
http://paginas.terra.com.br/arte/teatrotranscendencia/
*Eco-Música e Meditação:
http://www.didgeridoo.com.br
*Luiza Moreira:
www.antologia-delicatta.com
*Rosane Silveira
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/ROSANESILVEIRA

.
.
.
.

Um brinde ao Sal da Terra:
http://www.youtube.com/watch?v=KCuUJccDcZc
.
Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=FmzExNQJi3g
.
Veja:
http://www.youtube.com/watch?v=O8nadxcdPGU
.
Veja os Slides-shows em em Tributo ao Planeta Terra:

1-Tulipas e flores de Amsterdam-fotos - http://www.slide.com/r/T28O9gxz5z_BtCfVPP-2OodqHzaSnWlH?view=original
2-Jardins e Parques do Mundo - fotos http://www.slide.com/r/UBUHHxvzwz_Hrslve7sTjf4w0U9NKJ6o?view=original
.
3-Salve a Terra! - Imagens
http://www.slide.com/r/fB8qlE_o1T_VmuS6CQzugfoj8CTjcmVQ?view=original
.
4-Mostra 'Mundos e Caminhos' - Artes plásticas
http://www.slide.com/r/2Ei_6X7NuT_oHHjB8xPeAAYgNup-OYbZ?view=original
.
Participe das nossas comunidades
1. - ESCOLA DE ECOLOGIA HUMANA MANDALA-ZEN:
http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=30290821
.
2. - PARLAMENTO DE MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA SOCIAL= http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=37000155
.
3. - CONSCIÊNCIA, AMOR, FELICIDADE http://www.orkut.com/community.aspx?cmm=37856704
.
Conheça um pouco o ARTFORUM BRASIL XXI - projeto Novo Mundo Melhor:
http://www.artforumunifuturobrasil.org
.
Visite:
http://ecoamigos.multiply.com/video/item/9/O_sal_da_Terra

Nossa Palavra - Atitude:
Respeito e amor à Vida, à Paz, às Artes, ao Brasil, à Natureza, à Amazônia, à Humanidade do Bem.

Nossa poética:
Há um ponto de luz no horizonte
de nossos sonhos, onde os seres se encontram sem limites de espaço, tempo, velocidade e de sentido. Simplesmente se encontram Via Arte da Vida.

Reflexão sutil
Podemos construir qualquer coisa mesmo quando entre nós e o sonho tenha ponto final.

Os Grupos do Artforum Brasil XXI participam de organizações de Cultura, Arte, Ecologia, Ciências e Espiritualidade, em defesa das Artes, tecnologias/Cultura da Paz.
.
FÓRUM DA PAZ:
'Manifesto Verde da Paz, Natureza, Amazônia e Planeta, 2001-séc. XXI.
.
Meta - Artforum Brasil XXI:
-Organização do 'II Fórum do Ser Humano, Natureza, Amazônia e Planeta', em 2009 - XXI.
................................

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Síntese da minha Arte

Sobre o sutil da minha poética... muito tenho observado no mundo e tenho feito a minha parte com amor à minha arte, e à arte da natureza do planeta terra. Todos nós somos feitos da mesma matéria do universo. Por isso somos divinos.Por isso merecemos estar aqui, para aprendermos e compartilhar nossos dons. Namastê!!! ***Ana Felix Garjan ***ArteAlmaAzul

Virtual Orion - Nave de Ana Deva Grjan

Escritório da Nave Orion - o meu espaço. Um escritório de Arte e Poesia. Cultura e Filosofias contemporâneas. Boas - vindas aos amigos e pessoas convidadas para uma visita a esse espaço-escritório virtual que possue sentido e foco na arte e cultura contemporânea em prol de um possível Novo Mundo Melhor do Futuro, pois a humanidade está em crise de seu destino planetário, pelo agravamento cada vez maior do Aquecimento Global, pelas guerras insanas, a fome, as discriminações e as injustiças sociais do mundo.

Planeta Terra, outubro de 2007

Ana Félix Garjan- Arte e poéticas da AlmaAzul.

Grupo Artforum Mundi Planet & Artforum Brasil XXI
http://www.artforumunifuturobrasil.org/

Caminhos paralelos

Caminhos paralelos
Pintura de Ana Felix Garjan
Artes e Poéticas de Ana Felix Garjan

As artes, poéticas, culturas e as ciências devem estar relacionadas aos novos paradigmas humanistas, onde a visão de mundo, da mãe natureza e da Terra-nossa Casa Azul faz parte de um imenso universo. As filosofias, artes, e meditações podem ser um belo caminho a seguirmos em prol da Paz, poéticas e estilísticas que renovem o mundo, que tragam paz, nova consciência, mudanças, transformação e felicidade. Escrevamos cartas ao futuro! Planeta, outubro de 2007 Ana Felix Garjan - Artforum Renaissance

Imagem - pintura de Arte

Imagem - pintura de Arte
Mulata de Picasso, de Ana Felix Garjan